segunda-feira, 23 de julho de 2012

O hiperativo e Carrossel

Paulo aprontando mais uma em Carrossel, 
isso teria me influenciado quando criança!?

O SBT está exibindo Carrossel, uma regravação da novela mexicana que foi ao ar na década de 80. Eu assisti a primeira versão da novela e isto me trouxe alguns transtornos quando criança. Na verdade eu estava aprontando alguns sérios problemas na escola e os professores sugeriram a minha mãe que eu estava tentando imitar Paulo, um personagem de índole um tanto quanto duvidosa que é responsável por várias maldades na trama. O resultado disso foi a proibição em assistir a novela que eu tanto gostava. Lembro que fiquei furioso. Hoje, acredito que o resultado da proibição não tenha sido positivo. É fato que algumas crianças tendem a imitar personagens de filmes ou novelas, mas não devemos proibir que assistam o que elas gostam, a não ser que não seja indicado para sua faixa etária. Aquela novela era uma das únicas coisas que prendia a minha atenção e isso deveria ser usado a favor dos educadores e não contra. Era preciso mostrar que Paulo era mal, que suas atitudes estavam erradas. O que ganhamos (eu, meus pais e os professores) comigo não tendo mais um objeto de satisfação que conseguia prender minha atenção? Nada. Enfim, fica a dica de utilizar sempre a favor os filmes, desenhos ou programas que seus filhos gostam. Se há algo que prenda a atenção de uma criança com TDAH, não retire isso achando que vai ser o melhor castigo do mundo. Por fim em desenhos infantis, diferentemente da vida real, pessoas más tendem a não ser dar bem e isso é uma boa lição.


Um comentário:

  1. Minha filha apesar de muito pequena pra se dizer q é uma hiperativa, o medico dela diz q pode sim ser, e uma das coisas q axei interessante é q realmente só tem um programa e filme q ela adora assistir que prende a atenção dela em alguns momentos (ela brinca e olha, brinca e olha) os outros ela manda logo tirar...o programa e filme é a turma do cocoricó..ela adora..tento ter todos, ela só dorme assistindo...:D

    ResponderExcluir